sábado, 30 de janeiro de 2010

As quatro condições para o avivamento



2 Crônicas 7:14.


Introdução.


Salomão havia terminado a construção do templo em Jerusalém, levou sete anos para construir essa majestosa casa do senhor, onde o nome do senhor estaria para sempre (Cro 6:33). E preocupado em manter a estabilidade do reino, orou ao senhor (Cro 6:36-39) a respeito do que faria caso o povo se corrompesse. E Deus apresentou lhe quatro condições.

E se o meu povo que se chama pelo meu nome...


1. Se humilhar- Sig. Tornar humilde.

A primeira condição é se humilhar. “A bíblia diz: E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mt 23:12.
O maior exemplo de humildade foi Jesus que a si mesmo se humilhou tornando-se obediente; Fl 2:8.



“ Humilhai-vos perante o senhor, e ele vos exaltará” Tiago 4:10.



“ Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte”I Pedro 5:6.
A humilhação do rei Ezequias mudou a sentença de Deus, e Deus lhe acrescentou 15 anos de vida; Isaias 38:1-5.



“Manassés praticou perversidade contra Deus, fez postes- ídolos; edificou altares, no templo, queimou a seus filhos como oferta; praticava feitiçaria; pôs imagem de escultura no templo; encheu Jeruzalém de sangue inocente” 2 Reis 21:1-7.  Logo veio a punição de Deus a manassés, prenderam-no a ganchos, amarraram-no e o levaram a balilônia, 2Crô 33:11. Mais ele se humilhou perante o senhor (2 Crô 33:12-13) e Deus ouvia a sua oração, e lhe restaurou o seu reino em Jeruzalém.
Precisamos de humildade para:



a) Admitir os pecados cometidos, manifestar tristeza, e renovar seu compromisso de fazer a vontade de Deus.
b) Reconhecer nossa pobreza espiritual, nos humilhando diante de Deus.



2 . Orar.



Alguém disse: “A chave do avivamento é a oração”.
A oração é a coluna mestra que sustenta a nossa vida espiritual, e nos mantém em contato direto com o Deus criador.



1.2. Jesus ordena que oremos.



“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41.



1.2 A palavra de Deus também ordena que vivamos uma vida de oração.



“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer”. Lucas 18:1.



“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e suplicas, com ação de graças” Filipenses 4:6.



“Orai sem cessar”.I Tessalonicenses 5:17.



Quando oramos somos tocados pelo sobrenatural (At 22:17). Alguns exemplos de homens que foram extraordinários, viveram o sobrenatural porque eram homens do altar da oração. Noé (Gn 8:20) Abraão (Gn 12:7,8) Isaque (24:63) Jacó (32:22-32)



Sem oração nunca existira avivamento.

3. Buscar a minha face.



Buscar a Deus significa ansiar pela sua presença, é dedicação total nesta busca.
“Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Isaias 55:6.



4. Se converter dos seus maus caminhos.



É necessário que o povo de Deus se arrependa com sinceridade, e abandone os seus pecados, e se volte para Deus.



“ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51:17.



Deus não rejeitará um coração quebrantado e contrito, cheio de tristeza por causa da sua iniqüidade. Quando nosso egoísmo e orgulho são vencidos e humilhados, chamamos a Deus, e por sua graça e perdão, seremos aceitos por ele (Is 57:15; Lc 18:10-14). O verdadeiro arrependimento implica mais do que simplesmente falar, exige mudança de comportamento, é eliminar o pecado, quer o pecado seja individual, de um grupo ou de uma nação.



Cumprindo estas quatro condições haverá avivamento, e o Deus eterno promete perdoar e sarar.


   Em Cristo,



  Pr. Marcos

Sem comentários: