quarta-feira, 21 de abril de 2010

As característica de um verdadeiro cristão


Colossenses 3:1-7.


Introdução.


apostolo Paulo explica como deve ser o comportamento de um verdadeiro cristão. Porque quando aceitamos a cristo mudamos o nosso comportamento moral e ético ao permitirmos que cristo viva dentro de nós, para sermos aquilo que Paulo diz em ( 2 Co 3:2-3) “carta escrita e lida por todos os homens”.


1.Busca as coisas que são de cima (V.1)
(Buscar é, tratar de descobrir, de encontrar, conhecer). Buscar as coisas do alto significa se esforçar para colocar as prioridades do céu na prática diária. Porque devemos buscar as coisas de cima e não da terra ( 2 Co 4:18) “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. As coisas da terra são passageiras, e as do alto eterna.


2. Esta morto para o mundo (V.2,3).
A expressão “porque já estais mortos” significa que como uma pessoa morta, não devemos ambicionar as coisas deste mundo (1Jo 2:15) “não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele”. Quanto mais procuramos fazer a vontade de Deus, maior será nossa comunhão com ele.


3 .Tem a vida escondida em Deus (V.3).
O termo escondida significa “oculta ou segura”. Ter a vida escondida em Deus é ter certeza da salvação e viver cada dia para cristo.


4. Diz não a natureza pecaminosa (V.5)
(Mortificar) significa :1.diminuir ou extinguir a vitalidade de (alguma parte do corpo). 2 Torturar o (corpo). 3 Desgostar ou afligir muito. Devemos morrer para aquilo que pode levar-nos a destruição.
1.A prostituição (gr.pornéia), imoralidade sexual de todas as formas. 2. A impureza (akatharsia), pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5:3; Cl 3:5. 3. O apetite desordenado, a viu concupiscência e a avareza, que é idolatria. Porque são obras da carne, é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos a qual continua no cristão após sua conversão. Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua que o cristão trava através do poder do espírito santo (Rm 8.4-14; Gl 5.17). Diga não a carne.


5. Se revesti do novo homem (Vs.9,10).
A biblia diz: “que se alguém está em cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram ; eis que tudo se fez novo”(2 Co 5.17). por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, iniciamos uma vida nova, e passamos a viver uma totalmente sob o controle de Deus. Passamos a viver em união com cristo, arraigados e edificados nele conforme está em (Cl 2.6,7), “como pois, recebestes o senhor Jesus cristo, assim também andai nele. Arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças”.


6. Tem a paz de cristo (V.15).
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14:27.


“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”. Efésios 2:14.


“ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a mente em cristo Jesus”. Efésios 4:7.


7. Ler, medita, estudar a palavra de Deus e guardar (V.16).
É preciso ler, meditar, estudar a palavra de Deus, para que ela habite ricamente em nós. Quando isto acontecer teremos a nossa vida, totalmente controlada e dirigida por Jesus cristo e sua palavra (Sl 119:11; Jo 15:7; Ap 1:3).


Em Cristo,


Pr. Marcos

2 comentários:

Pr. Marcos disse...

QUE UTIL ESSAS COISAS QUE DEUS TEM DADO AO PR MARCOS O QUAL CONHEÇO A MAIS DE 10 ANOS .CONTINUE ASSIM E QUE DEUS O ABENÇOE .OS VERDADEIROS E INTIMOS CONHECEM OS MISTERIOS DE DEUS.DC CREMILSON SILVA.

Anónimo disse...

Me sinto muito feliz,porque praticamente crescemos juntos;alguem poderia perguntar:pode vir alguma coisa boa de Amarelos?vc é uma das respostas;(sim).continue assim nesta fé e com essa dedicação nos estudos da palavra de Deus e sempre que puder compartilhando conosco;Deus t abençoe!
Pr.Wanderley Coutinho(Colatina)