quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estudo afirma que pessoas religiosas tem menos problemas com hipertensão

Estudo afirma que pessoas religiosas tem menos problemas com hipertensão
Um estudo realizado pela Norwegian University of Science and Technology (NTNU), no povoado de Nord-Trøndelag, na Noruega, levou pesquisadores a afirmar que pessoas que frequentam a igreja constantemente têm menos problemas de pressão arterial.
Na pesquisa, iniciada em 1984, cerca de 120.000 pessoas foram submetidas a três questionários que investigaram os fatores de risco de doenças e morte, e os fatores que podem ajudar a saúde, como o humor, atividades culturais e crenças religiosas.
De acordo com a revista Exame estudo mostrou que quanto mais os participantes iam à igreja, mais baixa era sua pressão arterial, mesmo quando outros fatores que poderiam influenciar no resultado eram controlados. Com isso, os pesquisadores concluíram que os frequentadores de igrejas são mais saudáveis do que quem não pratica uma religião.
Um estudo similar já tinha sido realizado nos Estado Unidos mostrando resultados semelhantes aos obtidos pelos noruegueses, que ficaram surpresos com o fato de que, mesmo com as diferenças culturais, as pessoas religiosas em geral se mostraram mais saudáveis.
Porém os pesquisadores dizem que para saber se, de fato, ir mais à igreja diminui a pressão arterial, é preciso realizar outros levantamentos, e que não podem afirmar que a conclusão pode ser aplicada em outras religiões, como o judaísmo e o islamismo, já que a maioria dos entrevistados fazia parte da igreja luterana.
Fonte: Gospel+

Sem comentários: