segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As armas do Rei Josafá


Certa vez três povos Moabe, Amom, e os Meunitas se levantaram contra Israel para destruí-lo (II Cr 20) unidos se tornaram um grande exército. A noticia logo chegou aos ouvidos do rei Josafá. “Então vieram alguns e disseram a Josafá: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria já estão em Hazazom-Tamar que é En-Gedi. Temeu Josafá, e pôs-se a buscar ao senhor, e apregoou um jejum em todo Judá”. II Cr 20:2. A primeira reação de Josafá ao receber a noticia foi medo. Ele sabia que, os inimigos eram numerosos. Sabia que, não tinha exército suficiente para lutar. “Ó nosso Deus, não os julgarás? Pois em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em ti”. II Cr 20:12. O rei Josafa e o povo de Judá (Israel) não ficaram parados, enquanto os inimigos marchavam contra eles. Diante do grande problema, Josafá buscou ao senhor e conclamou o povo de todas as cidades de Judá a jejuarem. “Temeu Josafá, e pôs-se a buscar o senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se  ajuntou para pedir socorro ao senhor; também de todas as cidades de Judá o povo veio para buscar o senhor”. II Cr 20:3,4.  


Quando começamos a agir, Deus se levanta para trabalhar a nosso favor. Josafá, depois de consultar o povo, ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército, louvando a Deus e cantando assim: “Louvem a Deus, o senhor porque o seu amor dura para sempre”. Logo que começaram a cantar, uma grande confusão começou a surgir entre os moabitas, amonitas e os edomitas, inimigos de Judá, e eles foram derrotados. Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão cheio de mortos; não sobrando um inimigo vivo (II Cr 20: 21,22).

Os nossos inimigos estão sempre unidos para roubar os nossos projetos e sonhos. Temos pela frente grandes desafios, árduas batalhas em nossas vidas: Problemas enfermidades, ansiedades, tribulações, perseguições, não somos diferentes de Josafá. O medo é inevitável! Ainda mais quando vemos uma multidão de problemas vindo em nossa direção. Mas se queremos vitória sobre os nossos inimigos, devemos ter as mesmas atitudes de Josafã. Ele buscou a Deus de todo o seu coração e jejuou II Cr 20:3,4; Louvaram ao senhor (adoração)  II Cr 20:21, 22. As armas da nossa milícia são poderosas em Deus para destruir fortalezas (II Co 10:4).   

Pr. Marcos

Sem comentários: