Tiago 3:1-12; PV 18:21.

“Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. Rm 6:13.
Palavra falada.
"Havia em uma certa igreja, um irmão que implicava em tudo que o pastor fazia. Este membro certa vez inventou uma calunia muito grande sobre a vida do Pastor e sua família, e o tempo passou. Este pastor já velhinho descobriu que tinha uma enfermidade muito grave e já estava em estado terminal.
Aquele irmão que a muitos anos atrás tinha perturbado tanto a vida daquele servo de Deus, se sentiu incomodado pelo Espírito Santo e foi até aquele hospital onde o Pastor estava internado.
Chegando lá, lhe disse:
- Pastor eu vim aqui pra lhe pedir perdão por tudo que eu fiz o senhor sofrer, pelas mentiras que inventei sobre o senhor... Perdoe-me por ter estragado sua vida e tantas vezes ter feito o senhor chorar.
O Pastor disse:
- Eu só lhe perdoou com uma condição
O irmão pergunta:
- Qual é essa condição? Fale-me, porque eu sou capaz de qualquer coisa pra ter o seu perdão!
O Pr. Calmamente falou:
- Pegue aquele travesseiro daquela cama, abra-o e jogue todas as penas que tem dentro delo por essa janela. (Eles estavam no 8º andar)
Ele então pegou o travesseiro e jogou todas as penas pela janela e elas saíram voando pelos ares.
Aí o Irmão perguntou:
- Pronto Pr. Já fiz o que o senhor pediu agora o Senhor me perdoa?
O Pr. Falou:
- Não... Ainda não terminou meu filho. Você agora pode descer e recolher todas as penas que voaram por essa janela e trazê-la aqui pro travesseiro.
Aquele irmão falou:
- Mas isso é impossível não tem como eu recolher todas.
Falou o Pr. para ele:
- Meu Amado eu lhe perdôo sim, mas o estrago que você fez em minha vida é irreparável, é como essas penas que voaram. Não tem como recolher os cacos de minha vida que você partiu e jogou."
A bíblia diz que a língua pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. “A morte e a vida estão no poder da língua...”. Pv 18:21.
Das sete coisas que o senhor abomina, três estão relacionados à língua.
2. Separa amigos.
“Estas seis coisas aborrece ao senhor, e a sétima a sua alma abomina...e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. PV 6:16-19.
“O homem perverso levanta contenda, e o difamador separa os maiores amigos”. Pv 16:28.
4. Tem o poder de destruição.
3. Pode matar.
Alguém disse: “A língua mata mais do que a fome, a peste e a guerra”.
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”.
PV 18:21.
A língua pode levar pessoas, casamentos, famílias, a destruição, pois Tiago compara a língua a um fogo que tem o poder de destruição.
7. Pode delinqüir (cometer falta, crime, delito).
A língua quando usada para o bem.
4. Fale sempre a verdade.
Em Cristo,
Pr. Marcos
“Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”. Tg 3:5.
5. Aprende a mentir.
“E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente”. Jr 9:5.
6. Pode intentar o mal.
“A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos”. Sl 52:2.
“Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não delinqüir com minha língua; enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim” Sl 39:1.
8. Tem poder de governar.
“Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa”. Tg 4:4.
Leme é um aparelho instalado na popa do navio para governá-lo. Uma palavra fútil, uma mentira deliberada, uma história questionável, uma meia-verdade pode mudar o curso da vida e levar a ruína.
1. Ela é saúde.
“Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde”. Pv 12:18.
2. Ela é prata escolhida
“Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço”. PV 10:20.
3. Ela fala de justiça e do louvor ao senhor.
“E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia”. Sl 35:28.
4. Ela é arvore da vida.
“A língua saudável é arvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito”. PV 15:4.
5. Ela adorna a sabedoria.
“A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia”. PV 15:2.
Conselhos para disciplinar a língua.
1. Pense antes de falar.
As nossas palavras podem provocar desconforto e dor, por isso nunca devemos falar o que vem na cabeça.
Alguém disse: “Sejamos senhores da nossa língua para não sermos escravos das nossas palavras”.
2. Fale apenas o que possa trazer edificação.
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só o que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”. Ef 4:29.
3. Fale no tempo certo.
“Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. PV 25:11.
4. Fale sempre a verdade.
“Pelo que deixai a mentira e falai a verdade a cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. Ef 4:25.
5. Esteja sempre pronto a ouvir do que falar.
“Sabeis isto, meus amados irmãos, mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar”. Tg 1:19. Hoje quase ninguém sabe ouvir, acham que apenas suas opiniões e idéias são mais importantes e verdadeiras. Quem ouve aprende. Quem fala muito não ouve nada. Queremos ter toda atenção do mundo quando falamos, mas não demonstramos carinho e respeito quando outro ser humano fala. Alguém disse: “Quem não gosta de ouvir não se levante para falar”.
6. Não entregue a sua língua a serviço de Satanás.
“Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. Rm 6:13. Muitos entregam a língua a serviço de Satanás para difamar, acusar e serem verdadeiros semeadores de contendas entre irmãos (PV 6:19).
Que a nossa língua esteja sempre debaixo do controle do Espírito Santo, para saibamos o que convém falar. Que a nossa língua seja um instrumento de benção na comunicação da verdade, no aconselhamento, na pregação da palavra de Deus e para louvar ao senhor.
Em Cristo,
Pr. Marcos
Sem comentários:
Enviar um comentário