quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pesquisa revela que classes A e B são as que mais consomem pirataria




Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade - 52% - dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros compraram produtos falsos (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.


Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, essa camada social representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.
Preço continua sendo o principal motivo

A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:


Justificativas para o consumo de pirataria em 2011


Motivos

Total

Classe AB

Classe C

Classe DE

Preços mais em conta

96

96

97

95

Mais fácil de se encontrar

14

8

16

19

Está disponível antes do original

9

8

10


7

Alguns produtos podem ser descartáveis

7

10

5

7

Para alcançar um "status" que o produto original traz

2

4

2

3

Não sabe / Não respondeu

0

--

0


1

Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos

Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.
Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.
Produtos piratas mais adquiridos

Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:


Produtos

 Percentual de consumo 

CD

81%

DVD

76%

Roupas

11%

Óculos

10%

- Calçados, Bolsas ou Tênis

- Equipamentos eletrônicos

- Relógios

7%

- Brinquedos

- Programas de computador

5%

- Isqueiros

- Cigarros

- Perfumes

4%

- Telefone celular

- Artigos esportivos


- Canetas

2%

- Aparelhos de barbear


- Acessórios para veículo

1%

Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos

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