segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Conselhos para jovens sobre namoro



“O que acha uma esposa, acha o bem, e alcançou a benevolência do senhor” PV 18:22.


Apesar de não existir na bíblia sagrada a palavra namoro, é natural na vida dos solteiros. O que é namoro? Podemos definir o namoro, conforme se entende em nossa cultura, como sendo um relacionamento entre duas pessoas do sexo oposto, é fase do conhecimento. Durante este período, pode ou não acontecer à confirmação da vontade de Deus, a escolha do parceiro (a) para o casamento.
 
Namoro.

Muitos jovens começam a namorar sem pensar nos princípios, que devem nortear o seu comportamento durante este período. Preocupa-me saber que muitos jovens, caíram no laço do diabo, quebrando princípios importantes da palavra de Deus.

A bíblia sagrada não apresenta regras para o namoro, mas encontramos nela (Bíblia) princípios importantes que devemos obedecer, para ter namoros saudáveis, puros, e que caminhem para um casamento feliz e bem sucedido. Para encontrar a pessoa certa, a palavra de Deus orienta ao jovem a procurar, pois a bíblia diz:
“O que acha uma esposa, acha o bem, e alcançou a benevolência do senhor” PV 18:22. Para achar alguma coisa é preciso procurar, e a ordem de Deus e que você (jovem) procure isto é a escolha do cônjuge é você quem faz. Peça a orientação de Deus, permita que ele te instrua e dirija a sua vida, para que a escolha seja correta.

“Instruir-te ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos. “Não sejais como cavalo, nem como mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”. Sl 32:8, 9.  

Princípios importantes.

1. Fuja da fornicação.
Fornicação, é relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não. Estamos vivendo uma época em que relação sexual ilícita, ou seja, fora do compromisso do casamento tem se tornado comum. Independente das atitudes desta sociedade liberal e longe de Deus, a bíblia que é a nossa única regra de fé e pratica, ensina que é pecado qualquer pratica sexual fora do compromisso do casamento.

“Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idolatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Ap 21:8.

Somos templos do espírito santo, e quando acontece à imoralidade, pecamos contra nosso corpo que é morada de Deus (ler I Coríntios 6:18-20; Gálatas 5:16, 19; I Coríntios 7:9).

2. Cuidado com conversas que alimentam desejos sexuais.
A internet com certeza é uma ferramenta importante em nossos dias, mas também tem sido uma arma do diabo para derrubar muitos jovens. Salas de bate papo, Orkut, são ferramentas importantes, mais dependendo da conversa pode despertar desejos sexuais. A roupa que você veste deve aumentar o respeito que seu namorado tem por você, e não provocar nele desejos difíceis de ser controlados, sensualidade (Lascívia) é pecado.

“A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento”. Oséias 4:11.

3. Leia, estude a palavra de Deus.
A palavra de Deus é prioridade, é a nossa única regra de fé e pratica.  Procure ocupar a sua mente com a palavra de Deus (Salmos 119:11; Salmos 119:78; Salmos 119:105; 119:97) se possível estudem juntos a palavra de Deus, em oração, para que os desejos e pensamentos sexuais sejam controlados. Busque a maturidade espiritual, mantendo o pensamento cativo ou preso na palavra de Deus (II Coríntios 10:5).

4. Nunca ande a sós com o seu namorado (a).
Esteja sempre acompanhado de outras pessoas, porque o diabo pode tentá-los (Efésios 4:27; Tiago 1:13; I Pedro 4:8).

5. Procure orar durante o seu namoro.
Para se fazer uma boa escolha, é preciso cultivar o hábito orar sempre (Dn 6:10). Peça a direção de Deus, pois ele tem o melhor para sua vida.  Se você permitir que Deus dirija a sua vida, com certeza fará uma boa escolha.
“Instruir-te ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos. “Não sejais como cavalo, nem como mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”. Sl 32:8, 9.

6. Busque conselhos sábios.
 Procure conselhos sábios, com pessoas maduras, seu pastor, um casal de testemunho (Conselheiros) nunca compartilhe problemas a pessoas erradas, nem peça conselhos, pois as conseqüências podem durar para vida toda (Provérbios 12:15; Provérbios 11:14).

7. Nunca namore descrente.
Observe o que a bíblia diz: “Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia há entre cristo e o maligno? Ou que união do crente com os incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuários do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. II Coríntios 6:14-16. O namoro misto é perigoso, as más conversações corrompem os bons costumes, é compactuar com os seus pecados, com o mundanismo, é te levar a contaminação. A pessoa com quem você pretende se casar deve ser convertido realmente. 


Fazendo a escolha certa.
    
A bíblia sagrada fala muito pouco sobre a escolha do cônjuge, até porque a escolha não era responsabilidade dos envolvidos diretamente, exemplo: a escolha da esposa de Isaque (Gn 24). Se o jovem buscar a direção e orientação de Deus, e submeter a sua vontade, com certeza fará uma boa escolha.


Conselhos para quem pretende se casar:


1. Procure conhecer bem a pessoa com que deseja se casar.
Namorar é a fase que chamamos de conhecimento, onde o diálogo é muito importante o    para crescimento mútuo.  


2. Não tome decisões baseado no que outros acham.
A decisão deve ser tomada em oração, não porque alguém acha que deve ser assim. Muitos por causa de influencias de amigos, dos pais, da sociedade, ou profetas casamenteiros, tem tomado decisões erradas.


3. Aceite a vontade de Deus para sua vida. Muitas pessoas por causa da autoconfiança se esquecem de fazer a vontade de Deus, Deus tem o melhor para sua vida.


4.Não case para fugir de algum problema. Casamento não é escapismo. Muitas jovens por problemas financeiros, ou até mesmo por pressão dos pais tomam decisões desastrosas que os levarão ao sofrimento.


5. Procure conhecer os pais da pessoa com quem deseja se casar. É muito importante conhecer os pais do da pessoa com quem pretende se casar, para saber o que eles dizem do seu futuro cônjuge. Um filho rebelde e insubmisso ao pais não será um bom marido e vice versa. Os filhos devem honrar os pais, serem submissos a eles (Ef 6:1-3).         


6. Você realmente confia no seu cônjuge. Para que haja confiança deve existir fidelidade durante o período do namoro. A confiança e a base para a construção de um relacionamento feliz e duradouro.


7. Não se precipite. Seja paciente para esperar o tempo certo, tudo tem um tempo (Ec 3:5) a precipitação pode levá-lo a comer frutos amargos.


Conclusão.


Eu desejo que você caro jovem, faça uma boa escolha, pois vai determinar toda trajetória de   
sua vida. Lembre-se que o “sucesso do seu futuro, depende das suas escolhas hoje”.


Em Cristo,


Pr. Marcos

                    

             


       




 


2 comentários:

israel batista disse...

muito bom seu blog parabéns já sou seguidor dele agora visite o meu www.blogdoisraelbatista.blogspot.com abraços

Ellen Machado disse...

Mensagens edificantes...
Gostei muito do blog..